CASA Sri Aurobindo - Núcleo para o Livre Desenvolvimento da Consciência

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IX. Sankhya, Yoga e Vedanta (11)

Mas para o Yoga do Gita, como para o Yoga Vedanta das obras, a ação não é apenas uma preparação, mas ela própria o meio de libertação; e é a justiça desse ponto de vista que o Gita procura trazer com uma força e uma insistência tão incessantes - uma insistência, infelizmente, que não poderia prevalecer na índia contra a tremenda maré do budismo; foi perdida posteriormente, na intensidade do ilusionismo ascético e no fervor de santos e devotos que evitam o mundo e só agora está começando a exercer sua influência real e salutar na mente indiana. A renúncia é indispensável, mas a verdadeira renúncia é a rejeição interna do desejo e do egoísmo; sem isso, o abandonar físico exterior das obras é uma coisa irreal e ineficaz, com isso deixa de ser necessário, embora não seja proibido. O conhecimento é essencial, não há força maior para a libertação, mas também são necessários trabalhos com conhecimento; pela união do conhecimento e das obras, a alma habita inteiramente no estado brâmane, não apenas em repouso e calma inativa, mas no próprio meio e estresse e violência da ação. Devoção é muito importante, mas trabalho com devoção também é importante; pela união de conhecimento, devoção e obras, a alma é levada ao mais alto status do Ishwara para habitar lá no Purushottama, que é mestre ao mesmo tempo da eterna calma espiritual e da eterna atividade cósmica. Esta é a síntese do Gita.

Sri Aurobindo, Essays on the Gita, First Series - pg. 85

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Correspondências (13)

Doce Mãe, Como devemos ensinar as crianças a organizar a liberdade que Você nos dá aqui?

As crianças têm tudo a aprender. Esta deve ser sua principal preocupação para se preparar para uma vida útil e produtiva.

Ao mesmo tempo, à medida que crescem, precisam descobrir em si a coisa ou as coisas que mais lhes interessam e que são capazes de fazer bem. Existem faculdades latentes a serem desenvolvidas. Há também faculdades a serem descobertas.

As crianças devem ser ensinadas a gostar de superar dificuldades, e também que isso dá um valor especial à vida; quando se sabe como fazê-lo, isso destrói o tédio para sempre e dá um novo interesse à vida.

Estamos na terra para progredir e temos tudo a aprender.

14 de janeiro de 1972.

A Mãe, On Education, pg. 366

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