GRUPOS NO YOGA INTEGRAL
David
Hutchinson
http://www.webcom.com/~dhutch/spirit/groups.html
A
discussão recente sobre cultos dentro da comunidade do Yoga Integral levanta um
interessante cenário: podemos delinear os diferentes grupos entre nós mesmos?
Uma sociologia do Yoga Integral?
Sendo um pouco insensato,
irei fazer uma tentativa árdua neste sentido embora nunca tendo ido à Índia: a
maior parte de minha compreensão neste assunto é de segunda mão. Para propósito
de discussão eu irei dar nomes a cada grupo, o que provavelmente irá ofender a
todos.
A questão não é o nome de um
grupo, mas antes, se você vê a si mesmo em algum deles. Obviamente muitos caem
fora de qualquer classificação simples. O propósito de tal esforço não é colocar
as pessoas em compartimentos, mas antes ganhar um pouco de clareza de visão.
E nós mudamos. Em diferentes tempos de minha
vida eu poderia ter caído em diferentes grupos. Novamente, isto
não é para elevar um grupo sobre os outros, mas simplesmente "ver" e reconhecer
nossa variedade e diferenças, o que raramente é feito neste yoga.
Ashram-itas
Esse é o grupo mais fácil
de ver. Ashramitas tendem a acreditar na vida no Ashram acima de qualquer outra
coisa. Viver no mundo é algo impuro, não focalizado. O único e verdadeiro yoga
ocorre no Sri Aurobindo Ashram.
Trabalhadores
Estes podem ser encontrados
mais provavelmente em Auroville. As buscas tradicionais de meditação, bhakti,
estudo, são evitados em favor do trabalho simples. Experiência mística tende a
ser vista como menos poderosa, mesmo denegrida como algo um tanto irreal. Bom e
honesto trabalho – desinteressado naturalmente – é a melhor sadhana. Fora da
Índia, esse caminho revela-se como trabalho para Auroville.
Voltados
para Dentro
Este grupo tende em direção
à meditação e experiência interior. Eles podem ou não ter encontrado A Mãe ou
Sri Aurobindo, mas a maioria não encontrou. Eles são menos devocionais em
relação aos mestres, e menos interessados nas comunidades físicas do Ashram e
Auroville. Eles olham dentro para sua conexão, mais que à encarnação física de
Sri Aurobindo e A Mãe ou aos grupos de pessoas na Índia ou em outro lugar.
Adoradores
d'A Mãe
Um certo grupo, muitos dos
quais tiveram contato com A Mãe, vê a devoção a Ela como todo o caminho. Tudo o
mais é secundário; entrega é a virtude central, a única prática. Os textos de
Sri Aurobindo tendem a ser deixados de lado, ou mesmo esquecidos. Existe mais
interesse no Supramental aqui, e na transformação celular, que A Mãe, muito mais
que Sri Aurobindo, trabalhou em, e falou sobre.
Adoradores
da Índia
Aqueles que, embora não
vivendo na Índia, adotam as vestimentas, costumes, maneira de cumprimentar,
preces, termos, alimentação, rituais e literatura, na crença de que estas são
mais espirituais do que aquelas de outras culturas. Esse grupo toma as
escrituras da Índia em muito mais elevada consideração que a maioria das outras,
e por causa de sua aderência a formas rituais, tendem a parecer mais
"religiosas".
Satprem-itas
Vêem a si próprios como os
únicos verdadeiros herdeiros do trabalho d'A Mãe. Para eles, Sat Prem alcançou
alguma espécie de transformação, a única pessoa no mundo a ter feito isso. A
maioria das pessoas que pensam que estão praticando Yoga Integral estão
enganando a si próprios. Os caminhos tradicionais são todos limitados e
ultrapassados; o novo caminho é completamente diferente, e somente Sat Prem o
compreende ou está ensinando-o.
Patrizia-itas
Similar ao grupo Sat Prem
em sua insistência de que somente uma pessoa viva, neste caso Patrizia,
compreende e está praticando o verdadeiro Yoga. Neste caso, o foco é no
Matrimandir, numerologia, astrologia e cosmologia, e naturalmente, na própria
Patrizia. Este grupo é também veemente em sua insistência de que aqueles que não
acreditam nisto, possivelmente não estão praticando o Yoga Integral.
Yogis
Ocasionais
Aqueles que se aproximam do
Yoga Integral como um hobby ou interesse, algo a ser refletido de vez em quando.
Eles tomam um livro uma vez ou outra, ou meditam caso não estejam muito
cansados. Esse grupo acredita, como o fazem a maioria dos outros, que o Yoga
Integral é mais verdadeiro que os outros caminhos, mas eles não estão muito
dispostos a fazer muita coisa em relação a isso.
Integralistas
Ecléticos
Este grupo sente uma forte
afinidade com o Yoga Integral, mas está ativamente buscando algo em outros
caminhos, talvez em um esforço para harmonizá-los ou criar uma síntese. Eles
tendem a ser interessados em outros movimentos "new age", tal como culto ao
corpo ou astrologia. Eles freqüentemente sentem que o Yoga Integral é a verdade
mais alta, mas não é completa, e necessitam envolver-se com descobertas e idéias
modernas.
Transformacionalistas
Celulares
Sentem que o yoga passou
por uma completa revolução, e que nós estamos em uma idade da transformação
celular. Velhos caminhos e práticas podem ou não ter mais relevância; o que está
realmente acontecendo, ao menos para aqueles na linha de frente, é a
transformação do corpo físico, das células. Aqui existe um certa interseção com
os Satprem-itas e os Adoradores da Mãe, que compartilham esta crença.
Comunitarianos
Distribuídos
Esse grupo é tanto muito
similar quanto muito dissimilar aos Ashram-itas. Eles estão conectados à
Internet, e estão embebidos de algo dessa ética de fluxo de informação aberto e
de absoluta igualdade de autoridade. A noção de um mestre é menos importante;
antes, eles vêem cada pessoa como contribuindo com alguma sabedoria e insight
especial. Sua noção de fluxo de influência espiritual é algo como aquele da
computação distribuída, onde a autoridade e o conhecimento não estão
centralizados, mas distribuídos em torno do globo.