Ensinamentos e Método de Sadhana de Sri Aurobindo
Sri Aurobindo Birth Centenary Library, Vol. 26, "Sri
Aurobindo on Himself", - pp. 95-97.
O ensinamento de Sri
Aurobindo parte daquele dos antigos sábios da Índia de que, por detrás
das aparências do universo existe a Realidade de um Ser, Consciência, um
Si de todas as coisas, uno e eterno. Todos os seres são unidos naquele
Si e Espírito Uno, mas divididos por uma certa separatividade de
Consciência, uma ignorância de seu verdadeiro Si e Realidade na mente,
vida e corpo. É possível, por uma certa disciplina psicológica, remover
esse véu de consciência separativa e tornar-se consciente do verdadeiro
Si, a Divindade dentro de nós e dentro de tudo.
O
ensinamento de Sri Aurobindo coloca que esse Ser e Consciência Uno está
involuído aqui na Matéria. Evolução é o método pelo qual ele liberta a
si próprio; consciência surge naquilo que parece ser inconsciente, e uma
vez tendo surgido, é auto-impelida a crescer mais e mais alto e ao mesmo
tempo a ampliar-se e desenvolver-se em direção a uma maior e maior
perfeição. Vida é o primeiro passo dessa libertação de consciência;
mente é o segundo; mas a evolução não termina com a mente, ela aguarda a
libertação em algo maior, uma consciência que é espiritual e
supramental. O próximo passo da evolução deve ser em direção ao
desenvolvimento da Supramente e Espírito como o poder dominante no ser
consciente. Pois somente então a libertada Divindade involuída nas
coisas irá libertar a si própria inteiramente e tornar possível para a
vida manifestar a perfeição.
Mas
enquanto os passos anteriores na evolução foram dados pela Natureza sem
uma vontade consciente na vida vegetal e animal, no homem a Natureza
torna-se capaz de evoluir por uma vontade consciente no instrumento. Não
é, contudo, pela vontade mental no homem que isso pode ser inteiramente
feito, pois a mente vai somente até um certo ponto e após isso, pode
apenas mover-se em círculos. Uma conversão deve ser feita, uma mudança
de consciência pela qual a mente tem que transformar-se em um mais alto
princípio. Esse método deve ser encontrado através da antiga disciplina
e prática psicológica do Yoga. No passado, foi tentado por um retirar-se
do mundo e um desaparecer nas alturas do Si ou Espírito. Sri Aurobindo
ensina que é possível uma descida do princípio mais alto, que irá não
meramente libertar o Si espiritual para fora do mundo, mas libertá-lo no
mundo, substituir a ignorância da mente ou seu conhecimento muito
limitado por uma Consciência-Verdade supramental que irá ser um
instrumento do Si interior e tornar possível para o ser humano encontrar
a si próprio tanto dinamicamente quanto interiormente e crescer a partir
de sua humanidade ainda animal para uma raça mais divina. A disciplina
psicológica do Yoga pode ser utilizada para esse fim pelo abrir de todas
as partes do ser para uma conversão ou transformação através da descida
e operação do mais alto princípio supramental ainda encoberto.
Isso,
contudo, não pode ser feito de uma vez ou em um curto tempo, ou por
qualquer transformação rápida ou miraculosa. Muitos passos devem ser
dados pelo buscador antes que a descida supramental seja possível. O
Homem vive, na maior parte, em sua mente, vida e corpo de superfície,
mas existe um ser interior dentro dele com maiores possibilidades para
as quais ele tem que acordar - pois é apenas uma influência muito
restrita desse ser interior que ele recebe agora e que o impulsiona para
um constante perseguir de uma maior beleza, harmonia, poder e
conhecimento. O primeiro processo do Yoga é, portanto, abrir as
extensões desse ser interior e viver de dentro para fora, governando sua
vida exterior por uma luz e força interiores. Assim fazendo, ele
descobre em si próprio sua verdadeira alma, que não é essa mistura
exterior de elementos mentais, vitais e físicos, mas algo da Realidade
por detrás deles, uma fagulha do Fogo Divino uno. Ele tem que aprender a
viver em sua alma e purificar e orientar o restante da natureza pelo
dirigi-los à Verdade. Pode então, posteriormente, seguir-se uma abertura
em direção ao alto e uma descida de um princípio mais alto do Ser. Mas,
mesmo então, não é de uma vez a plena Luz e Força supramentais. Pois
existem diversas extensões de consciência entre a mente humana ordinária
e a Consciência-Verdade supramental. Essas sucessivas extensões devem
ser abertas e seu poder trazido para a mente, vida e corpo. Apenas então
pode o pleno poder da Consciência-Verdade atuar na natureza. O processo
dessa auto-disciplina ou Sadhana é portanto longo e difícil, mas mesmo
um pouco disso é um grande ganho porque torna a libertação e perfeição
últimas mais possível.
Existem
muitas coisas pertencentes aos antigos sistemas que são necessárias no
caminho - uma abertura da mente a uma maior amplitude e ao sentido do Si
e Infinito, um emergir no que tem sido chamado a consciência cósmica, o
domínio dos desejos e paixões; um ascetismo exterior não é essencial,
mas a conquista do desejo e apego e um controle sobre o corpo e suas
carências, ânsias e instintos são indispensáveis. Existe uma combinação
de princípios dos antigos sistemas, o caminho do conhecimento através do
discernimento mental entre Realidade e aparência, o caminho da devoção
do coração, amor e entrega e o caminho dos trabalhos, voltando a vontade
para longe dos motivos de auto-interesse para a Verdade e Serviço de uma
Realidade maior que o ego. Pois todo o ser deve ser treinado para que
possa responder e ser transformado, quando for possível para aquela Luz
e Força Maior atuar na natureza.
Nessa
disciplina, a inspiração do Mestre, e em estágios difíceis, seu controle
e presença são indispensáveis - pois seria impossível de outra maneira
passar por isso sem muito tropeço e erro o que poderia impedir qualquer
chance de sucesso. O Mestre é aquele que elevou-se a uma consciência e
ser mais altos, e ele é freqüentemente considerado como uma manifestação
ou representante deles. Ele auxilia não apenas por seu ensinamento e
mais ainda por sua influência e exemplo, mas por um poder de comunicar
sua própria experiência a outros.
Esse é o
ensinamento e método de prática de Sri Aurobindo. Não é seu objetivo
desenvolver qualquer nova religião - pois qualquer dessas coisas poderia
levar a um afastamento de seu propósito central. A meta única de seu
Yoga é um auto-desenvolvimento interior pelo qual cada um que o segue
pode, no tempo apropriado, descobrir o Si Uno em tudo e evoluir uma
consciência mais alta que a mental, uma consciência espiritual e
supramental que irá transformar e divinizar a natureza humana.